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quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Comédia e o Teatro Latino

Comédia e o Teatro Latino:

Comédia: deriva do grego komos (komé – aldeia). É em 484 a.C. que encontramos as primeiras manifestações da comédia com Quíonides – “canto fálico” – phallus. As primeiras comédias foram escritas por Epicarmo. O teatro romano foi muito influenciado pela herança etrusca e grega do circo.
  • Em 240 a.C. Liviu Andronicus começa a traduzir diversas peças gregas;
  • 212 a.C – Primeira comédia de Plauto;
    Por esta altura, Pompílio é referido como o primeiro mimo conhecido do teatro popular romano.
  • Névio, Étnio e Pacúnio, são outros autores que vão traduzir outras peças gregas;
  • 155 A.C. – 1º edifício teatral romano;
  • 55 A.C. – Inauguração do teatro de Pompeia;
  • 27 A.C. – Virgilio inicia a Eneida;
  • 10 A.C. – "Arte Poética" de Horácio – baseada no uso da palavra em cena (elocution), enaltece o poder da palavra.
  • 200 D.C. – Tertuliano (defesa de que o cristão, em que declama que o cristão baptizado deve renunciar os spectaculos).
Na sua globalidade Plauto escreveu 130 comédias, mas só se conservaram 21. 
Terêncio escreveu 6 comédias, as quais conservaram-se na sua globalidade.


Três fases da Comédia:
  • Comédia Antiga: 486 – 404 A.C – cultivada por Aristófanes; favorece o agón, a parabásis e o pnignos; o monopólio da palavra de um ator aferente a outro; temas de cariz político-social.
  • Comédia Intermédia – 404 – 336 A.C – cultivada por Antífanes; caracterizada pela ausência de coro; temas de caráter mitológico.
  • Comédia Nova – 336 -250 A.C – cultivada por Menandro; diminui o papel do coro; dá-se a humanização da comédia, temas que abordam os sentimentos e os costumes do ser humano.

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