Esqueça o corpo e sublime-se...

Olá!
Seja muito bem vindo ao novo blog sobre as Artes dramática e cinematográfica.

Este blog foi criado no âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação do Mestrado de Ciências Humanas e Sociais.
É dirigido a Técnicos de Investigação Artística, a Animadores Sócio-Culturais, a Atores, a Encenadores, a Realizadores, a Críticos de Arte, a Professores ou Formadores e a qualquer pessoa que tenha curiosidade em aprofundar ou debater estes temas.

Sinta-se à vontade para comentar, pois é da discussão que se cria o Caos e é do Caos que nascem as Estrelas!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Definição de Cómico

CÓMICO

Termo de origem grega (kômikós), que chegou até nós pelo latim "comicu". Traduz a conciliação de ideias ou de situações aparentemente irreconciliáveis. 

É produzido através de um raciocínio engenhoso com a intenção de produzir o riso através do texto literário. A matéria cómica, produz no espírito humano uma dupla impressão: de lógica e, simultaneamente, de absurdo. O cómico visa normalmente a solução de uma tensão através do riso.

O riso aparece muito frequentemente no texto literário associado a uma função didática, cumprindo a célebre máxima latina: “Ridendo castigat mores” (É com o riso que se corrigem os costumes). 

De uma forma geral, a comédia provoca o riso pondo em relevo excentricidades ou incongruências de carácter, da linguagem ou da ação. 

Na comédia, normalmente coexistem os vários tipos de cómico. O predomínio de um deles torna possível estabelecer as seguintes relações:
  • Cómico de situação – resulta do próprio enredo, é caraterístico da comédia de acontecimento ou de intriga; resultaria da repetição insistente de determinada acontecimento ou da inversão dos papéis das personagens face a uma dada situação;
  • Cómico de carácter – resulta do temperamento das personagens; derivaria essencialmente da falta de integração da personagem na sociedade e de algo semelhante a uma distracção da própria personagem.
  • Cómico de costumes – explora as convenções e falsos valores da sociedade.
Além da sátira, podem também ser manifestações do cómico a ironia, o humor, a caricatura, o pastiche, a paródia.

Aristóteles considera que o cómico consiste no prazer de nos rirmos daquilo que é desagradável ou que tem defeitos. 
Segundo Kant, seria na contradição entre a expetativa e a realidade que residiria a essência do cómico.
Henry Bergson, salienta que o cómico é um fenómeno exclusivamente humano, destacando ainda que este se dirige à inteligência. De acordo com esta teoria intelectualista, as emoções seriam um obstáculo à produção do riso. O vetor essencial do pensamento deste filósofo consiste na ideia de que o riso tem uma função social que visa o aperfeiçoamento do Homem. Segundo este autor, “o riso deve preencher certas exigências da vida em comum, deve ter um significado social”.
N’A República, Platão condenava o cómico nas suas diversas manifestações. Aristóteles, na Poética, dedicou a sua atenção não só a tragédia e à epopeia, mas também à comédia. Cícero – com Brutus, Orator assumiu uma posição de relevo na teorização do cómico.


OUTROS TIPOS DE CÓMICO 
  • Cómico das formas – resulta essencialmente da rigidez adquirida pela fisionomia do ator;
  • Cómico dos movimentos – tem origem nas atitudes, gestos ou movimentos mecânicos de caráter repetitivo;
  • Cómico de palavras – tem origem na aplicação dos processos de “repetição”, “inversão” e “interferência” à linguagem verbal .

Sem comentários:

Enviar um comentário